sexta-feira, 31 de outubro de 2014

E o Pão por Deus.


Fala-se muito do dia das Bruxas ou Halloween, predominante nos países anglo-saxónicos, em que as crianças batem às portas pedindo treat or tricks (doces ou travessuras) mas em Portugal temos uma tradição muito semelhante e antiga: o Pão por Deus.
Em Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fieis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.
Em algumas povoações da zona centro e estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes. São chamados "Santorinhos"
São vários os versos para pedir o pão-por-deus:
Ó tia, dá Pão-por-Deus?
Se o não tem Dê-lho Deus!.
Ou então:
Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
As crianças e os adultos que participam nos peditórios representam as almas dos mortos que «neste dia erram pelo mundo», quando pedem pão para para partilhar com as almas. O pão por Deus é uma oferenda que se faz às próprias almas.
Alguns exemplos destas tradições pelo país:
  • Em Barqueiros, Conselho de Mesão Frio, à meia-noite do dia 1 para 2 de Novembro arranjava-se uma mesa com castanhas para os parentes já falecidos lá irem comer durante a noite “não devendo depois ninguém tocar nessa comida, porque ela ficava babada dos mortos”.
  • Na aldeia de Vila Nova de Monsarros, as crianças faziam os "santórios", recebiam fruta e bolos e cada criança transportava uma abóbora oca com figura de cara, com uma vela dentro.
  • "Em Roriz não se chama pão por Deus, nem bolinhos, nem santoros a comezaina que se dá aos rapazes no dia de Todos os Santos ou de Finados. O que os rapazes vão pedir por portas, segundo lá dizem, é — os fieis de Deus."
  • Nos Açores dão-se “caspiadas” às crianças durante o peditório, bolos com o formato do topo de uma caveira, claramente um manjar ritual do culto dos mortos.
  • Esta atividade é também realizada nos arredores de Lisboa. Antigamente relembrava a algumas pessoas o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "pão-por-deus" nas localidades que não tinham sofrido danos.

Com o passar do tempo, o Pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.

Nesta data em Inglaterra pedia-se o "soul cake" (bolo das almas), que, supõe-se, terá dado origem à tradição do trick or treat nos Estados Unidos. Na Bretanha equivale ao rito do "bara ann anaon" ou pão dos mortos.
No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. 

Fonte: www.pumpkin.pt

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIFERENÇA ENTRE COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS



A maioria das pessoas possui conhecimentos básicos sobre o que são as gorduras e as conotações negativas associadas à maioria delas. Mas, um equívoco comum entre alguns é que todas as gorduras são iguais e/ou têm efeitos semelhantes no organismo, o que, obviamente, não é o caso. Dois termos muito comuns que normalmente são associados com as gorduras, são colesterol e triglicerídeos. Mas a grande questão é, qual é a diferença entre estes dois compostos?? Ambos são realmente gorduras?? E, um tipo é melhor do que a outro para a saúde?? Bem, vamos examinar ambos e descobrir um pouco mais a respeito.
Como vimos, triglicerídeos e colesterol são substâncias gordurosas (lipídios) que estão presentes em nosso sangue. No entanto, os triglicerídeos são gorduras mas o colesterol não é. O colesterol é um lipídeo, mas não uma gordura, pois é constituído por uma substância cerosa que é produzida pelo fígado e é utilizada para certas reações no organismo. Os triglicerídeos são gorduras que obtemos diretamente a partir dos alimentos que ingerimos. Quando uma pessoa consome mais calorias do que o corpo necessita, o organismo acaba convertendo as calorias extras em triglicerídeos, que são armazenados em células de gordura até que seja necessário utilizá-la. Os triglicerídeos normalmente vêm de quantidades excessivas de carboidratos e gorduras através da alimentação. Então, se você estiver ingerindo mais alimentos do que seu organismo está queimando, seus níveis de triglicerídeos podem estar elevados, condição que leva a complicações de saúde, como as doenças cardíacas e aterosclerose.
O colesterol, por outro lado, pode vir de duas fontes, do próprio corpo e a partir de fontes externas de alimentos. O colesterol é usado para construir células e certos hormônios no corpo (como estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens). O colesterol é derivado principalmente de fontes de origem animal (como carne bovina, suína, etc), e também é muito importante para o processamento de vitamina D e para a digestão. Uma vez que nosso corpo produz a quantidade adequada de colesterol naturalmente, é muito fácil apresentar altos níveis de colesterol no organismo, devido a quantidades excessivas dos alimentos que consumimos. Existem diferentes tipos de colesterol, o bom e o mau (LDL e HDL). Sendo assim, depende de qual tipo de colesterol está acima do recomendado para se avaliar qualquer tipo de risco para a saúde.
A principal diferença entre o colesterol e os triglicerídeos é que os triglicerídeos são queimados e utilizados para criar mais energia quando necessário, enquanto que o colesterol é utilizado para importantes funções corporais, tais como auxiliar de digestão e a produção de hormônios. Outra diferença fundamental entre os dois é que os níveis de colesterol são afetados pela quantidade de gordura que você consome, e os níveis de triglicerídeos são afetados pela quantidade de calorias que você ingere (mesmo que as calorias não venham de gorduras).
Através dessas informações, nos perguntamos: Qual o tipo de lipídio é mais perigoso para a saúde quando em quantidades excessivas? Bem, ambos são perigosos e podem levar a complicações similares, tais como doença cardíaca e acidente vascular cerebral, no entanto níveis elevados de colesterol têm provado levar a doenças cardíacas, e altos níveis de triglicerídeos tendem a ser um sinal de alerta. Uma das principais razões para isso pode ser devido ao fato de que é muito mais difícil baixar os níveis de colesterol do que os níveis de triglicerídeos.
A única maneira de diminuir seus níveis de triglicerídeos é através de sua dieta, evitando o consumo de doces e gorduras; e, praticando exercícios físicos com mais frequência, você não terá problemas em reduzir esses números. O colesterol é uma história diferente. Como o colesterol é produzido pelo seu corpo, ainda há uma chance de que seus níveis de colesterol estejam altos mesmo com uma excelente dieta e rotina de exercícios. Nesta situação, um médico normalmente poderá lhe prescrever algum tipo de medicação para ajudar a diminuir o seu colesterol, mas nem sempre estes funcionam adequadamente.
Ter um entendimento entre estes dois tipos de lipídios pode ajudar a evitar problemas de longo prazo com altos níveis de lipídios no sangue. Uma vez que é comum as pessoas com diabetes terem complicação cardiovascular, saber mais a respeito pode ajudar a evitar ou prolongar o surgimento de qualquer tipo de problema. Compreender entre os diferentes tipos de lipídios e as repercussões de cada um quando se apresentam em níveis elevados, pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis em suas refeições e consequentemente, levar uma vida melhor.


Fonte: diabetv

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

As 10 mulheres que mudaram a história.

Conheça as 10 mulheres que mudaram a história da humanidade com as suas heróicas e corajosas atitudes. 
Qual delas mais admiram?


1-Maud Wagner, a primeira tatuadora dos Estados Unidos – 1907 


2 - Sarla Thakral, a primeira indiana a conquistar uma licença para pilotar – 1936


3 - Kathrine Switzer, a primeira mulher a correr a Maratona de Boston (mesmo tendo sido impedida pelos organizadores) – 1967


4- Annette Kellerman, presa por indecência após usar esta roupa de banho em público – 1907


5- A primeira equipa de basquete feminino do Smith College (EUA) – 1902


6- Samurai mulher – últimas décadas de 1800


7 - Arménia de 106 anos protegia sua família com uma AK-47 – 1990


8 - Mulheres a treinar boxe em Los Angeles (EUA) – 1933


9 - Sueca atinge manifestante neo-Nazi com sua bolsa. Mais tarde seria uma das sobreviventes de um campo de concentração – 1985


10 -  Annie Lumpkins, ativista pelo voto feminino nos EUA – 1961