A maioria das pessoas possui conhecimentos básicos sobre o que são as gorduras e as conotações negativas associadas à maioria delas. Mas, um equívoco comum entre alguns é que todas as gorduras são iguais e/ou têm efeitos semelhantes no organismo, o que, obviamente, não é o caso. Dois termos muito comuns que normalmente são associados com as gorduras, são colesterol e triglicerídeos. Mas a grande questão é, qual é a diferença entre estes dois compostos?? Ambos são realmente gorduras?? E, um tipo é melhor do que a outro para a saúde?? Bem, vamos examinar ambos e descobrir um pouco mais a respeito.
Como vimos, triglicerídeos e colesterol são substâncias gordurosas (lipídios) que estão presentes em nosso sangue. No entanto, os triglicerídeos são gorduras mas o colesterol não é. O colesterol é um lipídeo, mas não uma gordura, pois é constituído por uma substância cerosa que é produzida pelo fígado e é utilizada para certas reações no organismo. Os triglicerídeos são gorduras que obtemos diretamente a partir dos alimentos que ingerimos. Quando uma pessoa consome mais calorias do que o corpo necessita, o organismo acaba convertendo as calorias extras em triglicerídeos, que são armazenados em células de gordura até que seja necessário utilizá-la. Os triglicerídeos normalmente vêm de quantidades excessivas de carboidratos e gorduras através da alimentação. Então, se você estiver ingerindo mais alimentos do que seu organismo está queimando, seus níveis de triglicerídeos podem estar elevados, condição que leva a complicações de saúde, como as doenças cardíacas e aterosclerose.
O colesterol, por outro lado, pode vir de duas fontes, do próprio corpo e a partir de fontes externas de alimentos. O colesterol é usado para construir células e certos hormônios no corpo (como estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens). O colesterol é derivado principalmente de fontes de origem animal (como carne bovina, suína, etc), e também é muito importante para o processamento de vitamina D e para a digestão. Uma vez que nosso corpo produz a quantidade adequada de colesterol naturalmente, é muito fácil apresentar altos níveis de colesterol no organismo, devido a quantidades excessivas dos alimentos que consumimos. Existem diferentes tipos de colesterol, o bom e o mau (LDL e HDL). Sendo assim, depende de qual tipo de colesterol está acima do recomendado para se avaliar qualquer tipo de risco para a saúde.
A principal diferença entre o colesterol e os triglicerídeos é que os triglicerídeos são queimados e utilizados para criar mais energia quando necessário, enquanto que o colesterol é utilizado para importantes funções corporais, tais como auxiliar de digestão e a produção de hormônios. Outra diferença fundamental entre os dois é que os níveis de colesterol são afetados pela quantidade de gordura que você consome, e os níveis de triglicerídeos são afetados pela quantidade de calorias que você ingere (mesmo que as calorias não venham de gorduras).
Através dessas informações, nos perguntamos: Qual o tipo de lipídio é mais perigoso para a saúde quando em quantidades excessivas? Bem, ambos são perigosos e podem levar a complicações similares, tais como doença cardíaca e acidente vascular cerebral, no entanto níveis elevados de colesterol têm provado levar a doenças cardíacas, e altos níveis de triglicerídeos tendem a ser um sinal de alerta. Uma das principais razões para isso pode ser devido ao fato de que é muito mais difícil baixar os níveis de colesterol do que os níveis de triglicerídeos.
A única maneira de diminuir seus níveis de triglicerídeos é através de sua dieta, evitando o consumo de doces e gorduras; e, praticando exercícios físicos com mais frequência, você não terá problemas em reduzir esses números. O colesterol é uma história diferente. Como o colesterol é produzido pelo seu corpo, ainda há uma chance de que seus níveis de colesterol estejam altos mesmo com uma excelente dieta e rotina de exercícios. Nesta situação, um médico normalmente poderá lhe prescrever algum tipo de medicação para ajudar a diminuir o seu colesterol, mas nem sempre estes funcionam adequadamente.
Ter um entendimento entre estes dois tipos de lipídios pode ajudar a evitar problemas de longo prazo com altos níveis de lipídios no sangue. Uma vez que é comum as pessoas com diabetes terem complicação cardiovascular, saber mais a respeito pode ajudar a evitar ou prolongar o surgimento de qualquer tipo de problema. Compreender entre os diferentes tipos de lipídios e as repercussões de cada um quando se apresentam em níveis elevados, pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis em suas refeições e consequentemente, levar uma vida melhor.
Fonte: diabetv
Sem comentários:
Enviar um comentário