Para muitas pessoas, e também para nós Setembro é o inicio de um novo ano, de elaborar projectos para o próximo ano, e criar objectivos.
Já criou os seus objectivos?
Nós criamos assim:
Um Objetivo, refere-se a algo a alcançar, a um fim a atingir. Antes de iniciar a definição de um objetivo será importante fazer três perguntas, O quê? Para quê e Como? As respostas a estas perguntas vão permitir-lhe dar o primeiro passo na definição de um objetivo realista. Encontrará o propósito e as metas desse mesmo objetivo. Existem várias ferramentas que o poderão ajudar, SMART é uma delas.
Para um objetivo ser bem definido ele deve ser SMART. SMART é um conceito (inglês) mnemónico, em que cada letra remete para um termo.
S(specific) –Especifico - Torne os seus objetivos o mais específicos possíveis. Não adianta definir “ Quero ser bem-sucedido!”, “Quero ser feliz!” ou “ Quero ser rico”. Qualquer destes objetivos é muito vago e subjetivo, conceitos de bem-sucedido, feliz, rico, são ambíguos e subjetivos.
M(measurable) –Mensurável – Os seus objetivos devem ser mensuráveis. Isso permite a qualquer momento saber o que já percorreu e o que falta percorrer do caminho.
A (attainable) – Atingível – Torne os seus objetivos atingíveis, nem que para isso divida um objetivo grande/geral em vários mais pequenos.
R(relevant) –Relevante – Os objetivos devem ser relevantes e realistas. Para isso deve-se ter como base os recursos disponíveis.
T(time-bound) – Prazo – Os objetivos devem ser definidos em termos de prazos e/ou duração. Deve-se definir um tempo limite para o comprimento do objetivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário