ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA NA DIABETES TIPO II
A Diabetes, é um distúrbio no organismo que ocasiona o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue pela falta total ou parcial de insulina. Uma alimentação cuidada e equilibrada permite evitar as hiperglicémias e as hipoglicémias, o aumento de peso e o risco de doenças cardiovasculares. Com exceção do açúcar, geralmente proibido nesta patologia, os alimentos de todos os grupos de alimentos devem ser distribuídos pelas refeições diárias. O açúcar simples, presente em doces, bolos, refrigerantes, gelados, chocolates e outros, são proibídos, pois favorecem a rápida subida da glicose no sangue. E mesmo os alimentos dietéticos existentes no mercado, devem ser consumidos com moderação e sob orientação do nutricionista. Por não terem sacarose (designado açúcar branco),há mutas vezes, necessidade de aumentar a quantidade de gordura na sua produção, o que aumenta o valor calórico e pode levar a um aumento de peso. Quanto mais tempo tiver excesso de peso, maior é a probabilidade de vir a ter diabetes. O excesso de peso pode levar à diabetes porque este interfere na capacidade da insulina ajudar a retirar glicose do fluxo sanguíneo para as células. Mesmo que o pâncreas seja capaz de produzir insulina suficiente, esta não consegue levar a glicose para o interior das células; a glicose acumula-se então no sangue. Perder peso pode muitas vezes inverter este problema.
PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES
JEJUM - O diabético deverá fazer 5 a 6 refeições diárias, com intervalos máximos de três horas entre elas. Estas refeições permitiram manter o nível de açúcar no sangue adequado (entre 70 e 110 mg/dl).
FRUTA - Não podem ser consumidas indiscriminadamente, devido à presença de frutose, o seu açúcar natural.
As frutas com elevado índice glicémico devem ser consumidas sempre acompanhadas por uma fonte de proteínas, como por exemplo um iogurte, um copo de leite ou uma fatia de queijo.
MASSA E PÃO - Tal como acontece com a fruta, também devem ser ingeridos acompanhados de proteínas, com por exemplo uma fatia de pão com queijo ou massa com carne magra.
FIBRAS - Devem estar sempre presentes na alimentação do diabético, pois permitem atrasar a absorção da glicose pelo organismo.
Deve dar preferência aos cereais integrais, arroz integral, vegetais frescos, pão de mistura ou integral e feijão.
GORDURAS - A sua ingestão deve ser moderada de modo a diminuir o risco de doença coronária.
Deve preferir o azeite para temperar e confecionar os alimentos. Deve eliminar a manteiga, margarina, óleo e molhos de salada.
ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR - Devido ao seu elevado conteúdo em açúcar, o diabético deve eliminar da sua alimentação o açúcar, mel, doces, refrigerentes, bebidas alcóolicas ou adoçadas com açúcar.
Deve substituir o açúcar pelos adoçantes artificiais, no entanto os produtos à base da frutose devem ser evitados.
SAL - A sua adição aos alimentos deve ser evitada. É frequente o diabético apresentar também hipertensão arterial.
Para temperar os alimentos deve preferir alho, cebola e ervas aromáticas.
Evite ainda carnes fumadas, batatas fritas e enchidos, alimentos muito ricos em sal.
Sem comentários:
Enviar um comentário