Propriedades do Repolho
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de cancro.
Tipos de Repolho
Existem basicamente dois tipos comuns: o repolho roxo e o repolho branco. Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.
Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vida nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.
Benefícios do Repolho
É eficaz na eliminação de problemas intestinais devido à grande presença de fibras e, além disso, age como cicatrizante e combate o envelhecimento precoce, gripes e resfriados.
Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos, devido à presença de bioflavonóides, indóis, genisteína e outras substâncias que inibem o crescimento de tumores. Essas mesmas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, de forma que o consumo é eficaz ainda na prevenção do cancror de mama, útero e ovário.
O consumo é indicado para casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo, rouquidão, e para melhorar o funcionamento digestivo e do fígado. Além disso, age como um controlador dos níveis de colesterol no sangue, e reduz a quantidade de radicais livres, que são responsáveis por cancro, doenças cardíacas e envelhecimento precoce da pele.
Como consumir o repolho?
O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas ou sumos.
Fonte:saudeebeleza.com
Sem comentários:
Enviar um comentário