sábado, 7 de novembro de 2015

5 dicas para encontrar uma empregada doméstica.

De acordo com o relatório do Fórum Económico Mundial, revelado no final do ano passado, Portugal é um dos países onde existe maior diferença no tempo que homens e mulheres dedicam às tarefas domésticas. Segundo este estudo, as mulheres portuguesas investem cerca de cinco horas e meia diárias as lides da casa, enquanto os homens apenas despendem 96 minutos às responsabilidades domésticas. Estes dados reforçam as últimas investigações que concluem que as mulheres portuguesas estão cada vez mais condicionadas pela conjugação das suas vidas a nível profissional, pessoal, social, familiar e doméstico, o que leva tantas vezes à necessidade de encontrar uma empregada doméstica que lhes permita uma maior libertação, pelo menos, dos afazeres relacionados com a gestão e a limpeza do lar. No entanto, nem sempre é fácil encontrar uma boa profissional em quem se possa confiar integralmente as chaves de casa. Conheça, por isso mesmo, cinco dicas de ouro para facilitar o processo de recrutamento de uma empregada doméstica.

Comece por descobrir o detetive que há em si. 

Sim, é verdade que nem sempre é fácil saber onde procurar uma pessoa de confiança para assumir a função de empregada doméstica. E é por isso mesmo que, nesta fase inicial, deve começar por se transformar num verdadeiro Sherlock Holmes. Leia os anúncios de ofertas de serviços domiciliários que são publicados nos jornais, fale com os seus vizinhos para saber se recomendam ou conhecem alguém de confiança, pesquise nos sites de emprego perfis de candidatas que melhor se enquadram no desejado e, depois de recolhidas todas as informações, faça uma triagem dos currículos mais interessantes.
Numa segunda fase, há obviamente que contactar as candidatas e agendar um contacto presencial. Nas entrevistas, peça referências de antigos patrões e casas em que as potenciais empregadas tenham trabalhado e valide com elas tudo aquilo que pode ser importante para a função a desempenhar: disponibilidade de dias e horários, habilidade para realização das tarefas mais complexas, destreza para lidar com crianças pequenas, hábitos tabagísticos, entre todos os restantes temas que considere pertinentes.
A seguir? Bom, a seguir tem de validar todas as informações. Na terceira fase, deverá entrar em contacto com os antigos empregadores das candidatas, por forma a confirmar os dados recolhidos e a certificar-se da competência e da credibilidade de cada profissional.
Depois disto, terá chegado à penúltima fase: a da seleção. De toda a listagem recolhida, qual é a candidata que mais lhe agrada? Com ela, deverá então ajustar todos os dados contratuais e chegar a um acordo que seja, obviamente, benéfico para ambas as partes. E será precisamente aqui que entra o último momento, da gestão do trabalho da empregada doméstica, devendo listar todas as tarefas que lhe serão incumbidas e os detalhes do trabalho a realizar. Se for necessário, elabore um calendário das lides, por forma a que ela saiba precisamente o que deve fazer em cada dia da semana.

Se não tiver tempo para isto, não desespere!

É verdade que garantir os cinco passos anteriores envolve uma disponibilidade que nem todas as pessoas conseguem ter. Nesse caso, a melhor opção passa por recorrer a uma empresa de recrutamento que, com total transparência e profissionalismo, assegurará todo o processo de triar e recrutar a empregada doméstica que mais e melhor se adeque às necessidades de cada casa e família.
Uma das vantagens deste sistema é que uma empresa de recrutamento apenas cobra uma comissão que é calculada com base no número de horas que a candidata selecionada irá trabalhar, o que torna todo o processo muito rentável a acessível à maioria das bolsas dos portugueses.
Por isso, se faz parte do grupo de portugueses que despende demasiado tempo às lides de casa e pretende libertar-se deste peso, comece a procurar a empregada doméstica que, dentro das suas necessidades, assegure a gestão da sua casa e ajude a recuperar esse bem tão precioso: o tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário