2
3
Façam uma viagem de comboio. Seja para irem à praia ou para fazerem um percurso mais longo, as crianças gostam de andar em meios de transporte diferente dos que estão habituados. Levem um pequeno lanche, já que é bem divertido comer num comboio em andamento. Uma viagem de metro, mais curta, pode ser uma boa alternativa com netos mais pequenos.
4
Joguem jogos de tabuleiro. Damas, Monopóli, Pictionary, Glória ou com outro jogo entretêm durante bastante tempo, ensinam regras de convivência e vários momentos de euforia. Se quiserem algo mais sossegado, os avós poderão ensinar os netos a jogar xadrez.
5
Pintem vasos de plantas. Agarrem em pincéis e tintas e tornem vasos de plantas iguais a tantos outros em obras de arte exclusivas. Usem várias cores para fazerem padrões e desenhos ou cores únicas para criarem peças de grande impacto visual.
6
Passeiem de barco. Se o sítio onde vivem tem um rio, atravessem de barco as margens ou naveguem ao longo do rio. Se estiverem junto ao mar, façam um passeio ás grutas naturais ou num barco de pesca artesanal.
7
Vão a biblioteca local. Incentivar a leitura não tem desvantagens e pode ser facilmente transformada num ritual que os netos vão adorar. Se a biblioteca tem uma " hora do conto" e as crianças são pequenas aproveitem e depois vão ver a seção infantil e procurem livros. Se os netos são mais velhinhos, leiam o mesmo livro e comecem um mini clube do livro particular.
8
Façam massagens. Há alguma criança adolescente ou adulto que não goste de uma massagem relaxante? Os avós e os netos podem tornar-se massagista oficiais uns dos outros. Ponham uma musica calma e aqueçam as mão antes de começar. Quando acabarem, preparem-se para um " Quero Mais", ou para o som doce do sono. Também podem desenhar nas costas, com o dedo, letras ou números para o massajado adivinhar.
9
Joguem videojogos. Apesar de sugerirmos actividades não tecnológicas, ocorrem uma serie de ligações emocionais durante um jogo de video. Aqui as crianças tornam-se professores e podem mostrar aos avós o que gostam de fazer. O avô pode ser desajeitado, mas isso só vai tornar mais divertidos esses momentos.
10
Façam bolachas. E depois comam-nas. O fator gulodice é óbvio, mas os benefícios ocultos são também importantes. As crianças gostam de ser incluídas nas atividades dos adultos e cozinhar é uma delas. Também pode ser uma atividade sobre tradições e história.
Enquanto o neto mede e mexe os ingredientes. A avó ensina como planear, seguir instruções e desenvolver paciência. Também podem falar da origem da receita e como é que a mãe ou a avó da avó costumava fazer.
11
Joguem às cartas. Quer se trata de apanha, burro, King ou até mesmo Uno, jogar às cartas permite novas experiências e mostra aos netos alguma das coisas de que os avós gostam. Que criança não gosta de competir com os avós, a ver se eles cometem erros?
12
Todas as crianças adoram uma caça ao tesouro, que pode transformar um mero passeio numa aventura. Faça uma lista - uma folha vermelha, um ramo em forma de y, uma pena, uma concha na praia - e comecem a andar e a recolher objectos. Se as crianças são mais velhas e os avô tiver tempo pode fazer rimas com pistas para identificarem o objeto a descobrir. O avô também pode levar uma máquina fotográfica e fazer com que o neto tire uma fotográfica e fazer com que o neto tire uma fotografia a algo que comece com cada letra do alfabeto.
13
Mostre álbuns antigos de fotografias aos netos. Não a nada que os miúdos mais gostem do que ver os país em pequenos bem como familiares que não conheceram. Falem dos primeiros passos da mãe ou do pai, ou qualquer coisa que tenham feito de maroto ou engraçado. Falem dos tios e tias e primos que eram engraçados e de episódios familiares que aparecem nas fotografias.
Sem comentários:
Enviar um comentário