À medida que envelhecemos, tornamo-nos mais vulneráveis às doenças de origem alimentar. Para os seniores, assim como para os seus familiares, a alimentação é uma preocupação, porque estes têm menos ácido do estômago, o que dificulta o combate de bactérias nocivas por parte do aparelho digestivo. Com o passar dos anos, o sistema digestivo fica mais lento, o que proporciona mais tempo às bactérias para causar danos. Os seniores experienciam também a diminuição de alguns sentidos, nomeadamente o olfacto e o paladar, o que torna mais difícil para estes perceber quando a comida está estragada.
As práticas de armazenamento dos alimentos podem ser um dos melhores métodos para prevenir doenças de origem alimentar.
Dicas para guardar os alimentos de forma mais segura:
• Manter a temperatura do seu frigorífico a cerca de 40 graus Celsius, e a do congelador a cerca de 0 grau Celsius.
• Nunca guarde alimentos já cozinhados por mais de três ou quatro dias no frigorífico, mesmo que pareçam que ainda estão comestíveis.
• Separe sempre as carnes cruas, aves, peixes e mariscos dos outros alimentos, quer no seu saco de compras, quer no frigorífico, ou no congelador. Nunca deixe exposto, por mais de duas horas, carne, aves, peixes, mariscos, ovos, verduras frescas ou frutas à temperatura ambiente, antes de guardar os mesmos no frio.
• Atenção aos alimentos propícios ao desenvolvimento de bactérias, como carnes cozinhadas ou picadas, ovos e produtos derivados de ovos crus (maioneses e cremes de bolos), leite e produtos lácteos, peixes e mariscos.
• A comida quente deve ser mantida à temperatura interna de 140 graus ou acima. Da mesma forma, os alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 40 graus para evitar o crescimento de bactérias.
• Leia os rótulos das embalagens para confirmar os prazos de validade e a maneira correcta de conservar e preparar esses alimentos;
• Não leve para casa a refeição do restaurante a menos que possa refrigera-la dentro de duas horas, após ter sido servido, ou se conseguir mantê-la numa uma caixa térmica com gelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário