Para aumentar as defensas contra as tão temidas doenças naturais do inverno, as suas opções alimentares devem estar concentradas em três fatores chave: alimentos antioxidantes, alimentos que ajudam a manter integra a mucosa intestinal, por esta ser a nossa primeira barreira de defesa contra os agentes que nos "ofendem", como vírus e bactérias e, ainda alimentos ou bebidas que hidratam o nosso organismo.
Maçã - Rica em fibra alimentar, vitaminas e minerais é um excelente alimento para fazer os snacks de meio do dia, dando alguma energia, favorecendo a absorção de água e beneficiando o sistema intestinal. De tal modo que há o ditado 1 maçã por dia mantém o médico afastado.
Laranja - Para não fugir ao tradicional, começamos pela Laranja, pois os dias chuvosos, cinzentos e frios pedem o aconchego do doce deste fruto.
A Laranja é o citrino de eleição do inverno, rica em Vitamina C, previne gripes, constipações e estados febris. Aumenta as nossas defesas contra os agentes radicais livres, que perturbam o funcionamento celular.
A laranja é saciante pela sua riqueza em fibra, quando ingerida inteira; porém, quando ingerida em sumo, pode perder parcialmente as suas melhores características nutricionais: a fibra alimentar e a vitamina C.
Kiwi - Fruto de enorme interesse nutricional. As suas características em fibra alimentar e vitamina C, definem este fruto como o terceiro mais importante na prevenção das doenças de inverno. A vitamina C, e mais uma vez o maior agente antioxidante deste alimento. Mas, a sua ação preventiva das doenças do inverno, pode estar associada á sua função ao nível do estado da mucosa intestinal, pois o kiwi, pela sua riqueza em fibra solúvel, permite o crescimento das bactérias intestinais benéficas, assim como, pela presença de fibra insolúvel, que permite regularizar o trânsito intestinal, permitindo reduzir naturalmente a absorção de gorduras e açúcares que são tóxicos para as células do intestino, causando profundos desequilíbrios orgânicos.
Nozes e Frutos secos - A natureza é perfeita, e os frutos secos são exemplo disso mesmo. São os alimentos da época, ricos em gordura saudável (gordura monoinsaturada), gordura com ação benéfica para vários órgãos e sistemas. Gordura essencial á vida. Os frutos secos são ricos em vitamina A, E e selénio, mas, mais concretamente as nozes, o que a torna a mais antioxidantes de todos os frutos.
Pode ser incluído na confeção dos pratos, saladas, em cru ou ainda em infusões. É um alimento de eleição no reforço do sistema imunitário. Sendo muito usado em chá aqui conjuntamente com a canela, o limão e o mel, fazendo uma das melhores receitas caseiras para acelerar o tratamento de gripes e constipações.
Mel e Própolis - Também conhecidos, pelos "antigos", como os antibióticos naturais. Apresentam ação antioxidante, antiviral, bactericida e anti-inflamatória. Quem nunca fez o famoso xarope de mel e limão para a garganta?! A junção do mel ao sumo de limão, permite otimizar a presença desta vitamina, evitando que esta rapidamente se oxide.
Batata-doce - Rica em betacaroteno, vitamina A, vitamina C e minerais é um alimento de eleição pelo seu teor vitamínico e de fibras quer na confeção de sopas ou como substituto da sua congénere batata branca mas que em nada é parecida do ponto de vista nutricional.
Chás e infusões - São uma das formas mais agradáveis de nos mantermos hidratados no inverno, podendo sempre ir buscar benefícios adicionais de acordo com a erva ou ervas com as quais se faça a infusão e aí há infusões para todos os gostas e todas as maleitas, é só escolher a que mais se adequa a cada um de nós naquele momento.
Limão - A semelhança do laranja, o limão, pouco apreciado, por ser ácido e pouco doce, pode ser um forte aliado na prevenção de gripes e constipações. A presença de vitamina C, confere-lhe uma ação antioxidante, é um potente agente bactericida, age como agente equilibrador de ph, condicionando as condições micro-ambientais, necessárias / ideias para que os agentes invasores se possam desenvolver.
fonte:lifestylesapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário