sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Limpeza na Cozinha II

ikeacozinha

Dicas de limpeza, organização, arrumação, são temas que vai encontrar por aqui.

Estou ao dispor para tirar dúvidas. Fiz imensos testes. Sou curiosa por natureza, por isso eis mais algumas dicas de limpeza para aplicar na divisão mais importante da sua casa: A Cozinha!

- Ambientador natural
Para que a casa fique com um aroma agradável, ferva um pouco de água com açúcar, canela, cravo e uma casca de limão.

- Espremedor sem restos
Os espremedores quando são usados ficam com restos de comida. As escovas de dentes velhas são ideais para limpar este utensilio. Use um qualquer detergente para a loiça e depois passe por água limpa.

- Chaleira sem mofo
Eu como vivi em Inglaterra, a chaleira é um pequeno electrodoméstico muito familiar para mim. E mesmo aqui em Portugal, eu uso-o muito para ferver água quando é preciso para os cozinhados. E para eliminar este cheiro desagradável, coloque no interior um torrão de açúcar. Se, ainda assim, o resultado não for do seu agrado, esfregue-o com limão.

- Azulejos mais brilhantes
Se alguns azulejos da cozinha ou da casa de banho estão amarelados, limpe-os com um pano humedecido em leite magro. Passe-os com um pano seco, puxando-lhes o brilho.

- Limpar o fogão
Se, ao cozinhar, sujo o fogão com comida, basta polvilhar as manchas com sal, passar com uma esponja ou pano húmido e um pouco de detergente. Esta limpeza não requer grande esforço e o problema fica resolvido em pouco tempo.



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Coscuvilhar pode fazer aumentar esperança média de vida

Falar sobre os outros pode aumentar a nossa esperança de vida e é o que nos separa dos animais, defende Robin Dunbar, investigador da Universidade de Oxford.






Coscuvilhar é o que nos separa dos animais e pode fazer aumentar a esperança média de vida, defende o professor de psicologia evolucionária na Universidade de Oxford, Robin Dunbar. Se, por um lado, falar sobre os outros nos permite passar informação vital sobre quem confiamos, também nos ajuda a criar laços com amigos e família, explica o Telegraph.

“A coisa mais importante para evitar a morte é a dimensão das nossas redes sociais”, afirmou o professor de Oxford. “[Este fator] é aquele que tem o maior efeito de todos, exceto talvez, deixar de fumar. As nossas redes sociais têm um efeito impressionante sobre a nossa felicidade e bem-estar”.

“Coscuvilhar é apenas conversar com pessoas e mantermo-nos a par do mundo social em que vivemos. Por isso, coscuvilhar é o que nos mantém humanos”, afirmou Robin Dunbar. “O problema que temos de manter as nossas redes sociais. A linguagem evoluiu para nos permitir manter as nossas redes sociais, manter-nos atualizados, e contar histórias, o que é muito importante para a coesão da comunidade.”

A Universidade de Manchester realizou também há pouco tempo um estudo sobre o mesmo assunto, tendo concluído que as pessoas desconfiam de quem é demasiado coscuvilheiro, mas também de quem é pouco. Já uma investigação da Universidade Hebraica de Jerusalém defende que coscuvilhar é vitalmente importante para o homem moderno já que permite descobrir “informação relevante sobre quem pode ser confiado”.

Outro estudo da Columbia Business School, noticiado pelo Observador, dá conta que o ato de manter um segredo não só exerce um peso emocional, como pode provocar danos físicos e que guardar um segredo é semelhante a carregar fisicamente um peso e pode sugar a sua energia.

fonte:observador

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Limpeza na Cozinha I

cozinha

A cozinha é a divisão com a qual é preciso perder mais tempo a limpar.

Para além de ser o sítio onde preparamos a comida, tem imensos utensílios, acessórios, electrodomésticos, e loiça que precisa de atenção diária.

A eliminação de germes e bactérias é também uma preocupação mas também a manutenção daquilo que é nosso e que nos custou dinheiro.

Por isso aqui vamos aprender ou relembrar algumas dicas de manutenção e limpeza.

Ora atentem:

- Faqueiro como novo

Deve ter o cuidado de lavar os talheres e limpá-los logo de seguida. Depois, de bem secos, arrume-os num sítio sem humidade. No caso de verificar manchas de ferrugem, elimine-as, passando um pouco de borracha sobre a zona afectada.

- Copos brilhantes

Se teme que o copo possa tachar com um líquido quente, antes de vertê-lo, coloque uma colher de metal no interior. Para devolver o brilho aos copos baços, mergulhe-os num recipiente com bicarbonato de sódio.

- Coadores sem restos

Apesar de novos, estes utensílios ficam rapidamente com aspecto envelhecido. Experimente mergulhá-los em água a ferver, com algumas gotas de lixivia, durante 15 minutos. Lave com detergente habitual, enxagúe e guarde, depois de bem seco.

- Torneiras como novas

Com o uso, as torneiras costumam ficar baças *ara recuperar o brilho e parecerem novas, limpe-as com uma esponja molhada e polvilhe-as com bicarbonato de sódio. Deixe actuar um pouco e passe-as com água limpa. Em alternativa, limpe-as com um pano embebido em vinagre de vinho branco quente.

- Caixas herméticas sem odores

O plástico tem tendência para absorver os heiros com facilidade. Coloque os recipientes com água e uma colher, das de sopa, de bicarbonato de sódio, por cada litro de água.

Boas limpezas!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Porque nem todos envelhecem no mesmo ritmo

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que o tempo em que nós estamos no planeta não reflete necessariamente a nossa idade biológica. 
 

De acordo com um novo estudo, alguns envelhecem mais rápido que outros e pode haver variações significativas na forma como os  nossos corpos se tornam à medida que nos desenvolvemos quando adultos.
A equipe analisou marcadores fisiológicos em quase mil indivíduos de 38 anos. Embora a maioria tivesse idade biológica semelhante à registada na sua certidão de nascimento, alguns pareciam muito mais jovens ou mais velhos, com base em uma série de exames médicos.

Os marcadores utilizados para medir a idade biológica incluíam pressão arterial, função de órgãos, metabolismo, níveis de colesterol e aptidão cardiovascular. 

Esses marcadores foram avaliados nas idades de 26, 32 e 38 anos. Ao olhar para as medições ao longo do tempo, os académicos foram capazes de produzir uma “taxa de envelhecimento” de cada participante no estudo.

 

As idades biológicas em todo o grupo de 38 anos de idade variaram de 28 a 61 anos. "Antes da meia-idade, os indivíduos que estavam a  envelhecer mais rapidamente eram menos fisicamente capazes, mostrando declínio cognitivo e envelhecimento do cérebro, além de registrarem pior saúde, parecendo mais velhos", explica o relatório, que foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

Os dados foram extraídos do Estudo Dunedin, um projeto de investigação histórico que tem funcionado desde 1972. No total, houve informações suficientes para trabalhar com 954 dos 1.037 participantes originais no Estudo Dunedin. 

Os pesquisadores também contaram com a ajuda de um grupo de voluntários para avaliar as idades de participantes, baseado nas suas fotos. Não é novidade que aqueles que tinham idade biológica mais elevada também pareciam mais velhos, embora o processo de envelhecimento normalmente afete funcionamentos internos do nosso corpo antes de nossa aparência exterior começar a mudar.

Nem tudo tem a ver com nossos genes. "Há uma grande quantidade de influência ambiental", diz Dan Belsky, professor-assistente de geriatria no Centro da Universidade de Duke, um dos autores do relatório, dando aos pesquisadores alguma esperança de que tratamentos médicos possam desacelerar o processo de envelhecimento e melhorar a qualidade de vida em fase posterior da vida.

"A maioria dos estudos de envelhecimento analisa de idosos, mas, se queremos ser capazes de prevenir doenças relacionadas com a idade, temos que começar a estudar o envelhecimento em pessoas jovens. À medida que envelhecemos, o nosso risco aumenta para todos os tipos de doenças. Para evitar várias delas, como doenças cardíacas ou câncer, simultaneamente, o próprio envelhecimento tem que ser o alvo”, disse Belsky.


 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Vida Saudável.

Alimentação saudável

Como comprar na mercearia/supermercado

A aquisição dos alimentos é o primeiro passo para uma alimentação saudável. Mas nem sempre percorrer os corredores do supermercado é uma tarefa fácil. Para saber escolher, é preciso ler e compreender os rótulos dos produtos e descobrir quais os mais saudáveis. É preciso evitar compras de impulso.

Este guia pretende auxilia-lo na escolha correta dos produtos alimentares, para que possa melhorar a sua alimentação e consequentemente melhorar a sua saúde.

Lista de comprasAntes de sair de casa, lembre-se:

  • Faça uma lista de compras, com o que realmente precisa de comprar e guie-se por ela no supermercado, evitando assim a compra de alimentos desnecessários. Ao manter-se fiel à lista, diminuirá as compras por impulso em 30%.
  • Não vá às compras com fome, pois assim é mais difícil controlar os impulsos. A fome torna-nos mais suscetíveis a comprar alimentos que não tínhamos intenção de adquirir, como por exemplo: biscoitos, chocolates, refrigerantes e outros.
  • Vá às compras sozinho, se possível. Todas as vezes que for acompanhado, principalmente por crianças, a probabilidade de comprar mais produtos desnecessários, aumenta.
Não deixe passar muito tempo entre uma compra e outra, pois a tendência para comprar mais produtos supérfluos aumenta.
Quando planear as compras, certifique-se que inclui todos os alimentos em variedade e quantidade, de forma a fazer um plano alimentar equilibrado.

Agora sim, está pronto para ir às compras!

fonte:controlardiabetes

sábado, 15 de agosto de 2015

Tensão Arterial

 

A “tensão arterial” corresponde à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula. Fala-se em pressão arterial “máxima e mínima” referindo-nos ao valor máximo alcançado com a contração do coração e ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa.

Uma tensão arterial de 120/80 mmHg ou abaixo é considerada uma tensão normal. Superior a 140/90 mmHg é considerada alta e qualquer valor entre os dois é ligeiramente elevada.

A hipertensão arterial não se sente, mede-se! Portanto o melhor remédio é a prevenção e por isso aconselha-se a realização de medições regulares da tensão arterial.

Uma dica: Para não se esquecer, faça do seu mês de aniversário o SEU MÊS DO CORAÇÃO, e aproveite para fazer essa medição, anualmente!


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Dicas para controlar a sua Hipertensão

        

Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos.

Para manter a pressão arterial dentro dos valores normais é importante, entre outras medidas, adotar um estilo de vida saudável e fisicamente ativo.

 Quando as mudanças no estilo de vida não permitem baixar os valores da tensão arterial, o seu médico indicar-lhe-á a medicação mais adequada à sua situação.

Damos-lhe agora algumas dicas para manter a sua tensão arterial dentro dos limites.

1)Manter o seu peso ideal: Para saber se está no peso ideal veja no quadro abaixo.

2) Fazer exercício físico regularmente: Mas não exagere, deve, antes de começar qualquer treino, procurar um especialista para lhe fazer uma avaliação geral e lhe indicar o melhor plano treino para si.

3) Reduzir o sal na sua alimentação:  Pode temperar certos alimentos com limão, que é um ótimo substituto do sal.

4) Deixar de fumar, se é fumador.

5) Evitar bebidas alcoólicas.

6) Faça uma alimentação saudável: Inclua muitas frutas, verduras e legumes. De preferência a carnes magras, como o frango ou o peru. Coma peixe regularmente. Beba pelo menos 2.5L a 3L de água por dia.

7) Medicamentos: se o médico os receitou, não deixe de os tomar. Não se automedique, pois existem alguns medicamentos que podem aumentar a tensão arterial, como os anti-inflamatórios e anticoncecionais.

8) Stress: Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9) Exames médicos: não se esqueça de ir ao médico e fazer análises sanguíneas, bem como outros exames, regularmente.

10) Avaliar a tensão: Deve medir a sua tensão regularmente. Uma vez por semana se estiver controlada. Se estiver descontrolada deverá medir mais do que uma vez por semana. Fale com o seu médico sobre isso.